Chegou o momento da tão sonhada viagem internacional. Mas, se esta for a sua primeira, provavelmente está meio nervoso em relação aos cuidados que deve ter antes de viajar, não é mesmo?
Mas não precisa temer mais, pois a Lá & Cá hoje traz algumas dicas de cuidados que você deve tomar antes de realizar uma viagem internacional. Boa leitura!
Documentação
Este é o primeiro passo e, não obstante, também o mais importante. Afinal, só com sua documentação em dia que sua viagem dos sonhos ocorrerá de fato.
O passaporte é o documento oficial e obrigatório para todo viajante brasileiro que almeja ir ao exterior. Ele precisa ter seu prazo de validade dentro de 3 a 6 meses depois do retorno ao Brasil.
Jamais solicite um novo passaporte perto da viagem, afinal, você precisará agendar um horário nos postos da Polícia Federal, que muitas vezes contam com mais de 2 semanas de espera até sua entrevista (isso sem contar o tempo até a expedição do documento, que leva em torno de 2 semanas também).
Se o país para onde você irá exigir visto de brasileiros, então se prepare pois a burocracia é ainda maior! Por isso, o processo da documentação deve ser feito com antecedência e bastante calma, para que não ocorra nenhum imprevisto pouco antes da viagem.
Verifique, por fim, se o país exige o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação), se sim, você pode solicitá-lo via internet, pelo próprio site do Governo Federal.
Passagens aéreas
Quando as pessoas dizem que comprar passagem aérea é a mesma coisa que investir em bolsa de valores, elas não estão brincando.
Isso porque, as passagens costumam ser o principal custo em uma viagem, sendo assim, quanto antes adquiri-las, mais barato você pagará!
O melhor a se fazer nesse caso é ficar de olho e monitorar os preços de passagens aéreas em diversos sites de busca, para enfim garantir a melhor opção a um preço justo.
Busque também por datas flexíveis. Especialmente voos nas terças e quartas-feiras, pois costumam ser os dias mais em conta para viajar!
Prepare o orçamento
Não existe nada tão essencial quanto o mapeamento do orçamento em uma viagem internacional, afinal, é ela que ditará o que você pode fazer em seu destino e o que deve deixar para outra ocasião.
E para se planejar com perfeição, a regra aqui é a mesma: muita pesquisa. para definir seu orçamento, você deve calcular um gasto médio com alimentação, transporte, os passeios realizados, as compras e, é claro, alguns imprevistos também.
Vale lembrar que, se precisar de dinheiro no exterior, você pode pagar mais caro em agências de câmbio ou em transferências internacionais, que podem demorar mais a serem validadas, o que pode deixar você em uma situação complicada durante a viagem.
Monte seu roteiro de viagem
Até mesmo quem já está acostumado a viajar dentro do país pode acabar se atrapalhando na primeira viagem internacional. Por isso, pesquise sobre o destino que visitará e trace um roteiro.
Monte uma tabela com as datas e informações dos lugares e ambientes que visitará, assim, você organiza seus passeios e pensa com calma nos lugares que almeja conhecer, bem como consegue arquitetar um plano de viagem que dará tempo e disponibilidade para você vivenciar tudo!
Se esqueceu da hospedagem?
Ele deve entrar para o gasto junto com a passagem aérea, e também será um dos principais custos por lá, viu?
Lembre-se que é aqui onde você vai tomar seu café da manhã, descansar, dormir, e passar algumas horas do seu dia. Portanto, é melhor que a experiência seja excelente, não é mesmo?
Pesquise nos sites e procure não só pelas fotos do lugar, como também pelas avaliações de outros hóspedes e as indicações de pessoas.
Compare preços e benefícios de cada local e decida por aquele que, não só caberá melhor em seu orçamento, como também garantirá o máximo de conforto e uma boa localização para você conhecer a cidade onde está.
Faça um seguro-viagem
Este passo entra no mesmo patamar que a documentação, tamanha é sua relevância. Imprevistos e acidentes acontecem a todo o momento, mesmo tomando o máximo de cuidado e precaução.
Agora, quando um imprevisto ocorre em uma viagem internacional… tudo pode ir abaixo. É neste momento que os seguros-viagens entram em cena e dão todo o conforto e tranquilidade para sua cabeça!
Aqui, a pesquisa novamente é a palavra de ordem. Isso porque, existem diversas operadoras de seguro, algumas com valores bem acessíveis e razoáveis, inclusive. E oferecem uma ótima cobertura contra doenças e acidentes graves que podem ocorrer durante a viagem, viu?
Em alguns casos, a própria seguradora do cartão de crédito pode oferecer algum tipo de seguro-viagem como um benefício.
Preparado para uma viagem internacional?
Agora, só falta você planejar sua próxima viagem para desbravar esse mundão afora! Entre em contato conosco e comece já a montar seu roteiro!