Faro, a fascinante capital do Algarve

O Algarve é uma das regiões mais populares de Portugal. Conhecida por ser um excelente balneário, essa região costeira do sul do país sempre atraiu diversos turistas europeus além dos portugueses, como também alemães, ingleses e franceses.

Mas agora, cada vez mais, os brasileiros caem de amores por essa terrinha lusitana e descobrem todo o charme que as belezas naturais que o Algarve oferece. Não há nada melhor que começar a descobrir a região através de sua capital, não é mesmo?

Por isso, hoje vamos falar sobre a charmosa Faro, a principal porta de entrada para o Algarve. Desde o que fazer por lá até desvendar seus monumentos, a cidade, apesar de pequena, reserva várias surpresas para todos. Então, já comece a arrumar as malas para suas próximas férias!

 

Características de Faro

A capital do Algarve é uma perfeita miscigenação de três características essenciais: charmoso litoral com mar extremamente lindo; muita história em suas construções e ruas e um lugar cheio de atividades, mas com um ar interiorano bem tranquilo imperando tudo!

Você consegue fazer quase tudo a pé nesta cidade de cerca de 60 mil habitantes, mas, por ser um grande centro turístico de Portugal, não faltam lugares para conhecer.

O Centro Histórico, por exemplo, é conhecido por suas ruas tranquilas e amuralhadas, e é onde se situam importantes monumentos locais, como o Arco da Vila.

Essa construção que, em seu interior, guarda a Porta Árabe, o único exemplar remanescente do período mouro de Portugal. Ela fazia parte das antigas muralhas que davam acesso à cidade e é um exemplar único do estilo em todo Portugal.

 

O que há tanto pela cidade?

O ‘marco zero’ da cidade é o Largo da Sé, onde é possível encontrar a Catedral da Sé, que marca a vitória cristã contra os mouros, em 1251, o Seminário de São José de Faro e a Câmara Municipal. Não à toa, a região é conhecida como o coração de toda a cidade.

A poucos metros dela, é possível visitar o Museu Municipal, que fica dentro do Convento de Nossa Senhora da Assunção, em que importantes achados arqueológicos contam toda a história da cidade – que data desde os romanos, sabia?

Por fim, a Capela dos Ossos pode parecer macabra, mas é imperdível! Construída em 1816, ela abriga os ossos de um antigo cemitério da região. A igreja que abriga a capela é um dos principais pontos de visitação da cidade, e sua fachada foi concluída após um forte terremoto que marcou a cidade, no séc. XVIII.

 

Praia de Faro

É claro, como uma cidade litorânea, não poderiam faltar praias, não é? Mas, nesse caso, é praia, no singular mesmo.

Apesar de ser uma das principais atrações da cidade, ela fica mais afastada do centro, mas conta com uma excelente infraestrutura, com diversos bares e restaurantes, além de banheiros públicos.

Para chegar até ela, basta atravessar uma ponte que cruza o deságue do rio Ria Formosa no mar.

 

Gostou de Faro?

Como deu para ver, não é à toa que ela funciona como ponto de partida para o Algarve, além de tudo o que mencionamos aqui, a cidade ainda conta com diversas praças, castelos e demais catedrais.

Já o Algarve… é uma região intensamente única em Portugal. Por isso, qualquer viagem para lá é uma experiência singular. Entre em contato conosco e tenha mais informações do país dos lusos!

Deixe seu comentário